sexta-feira, 1 de maio de 2009



[ John the revelator... ]

Trilha sonora oficial durante a elaboração do 'esboço inicial das intenções do trabalho'. Afinal eu gosto é de blues, do bom e velho blues ...

E já que comentei não custa nada mostrar:

Acessibilidade à paisagem litorânea – uma proposta de integração dos bairros na orla do Município de Serra.

A intenção é propor intervenções urbanísticas, arquitetônicas e paisagísticas na Macrorregião Litorânea do Município de Serra atuando em meio terrestre, marinho e fluvial, com intuito de potencializar o crescimento turístico, econômico e a preservação ambiental.

As propostas de intervenção serão embasadas: nas Legislações Ambientais (em âmbito federal, estadual e municipal); No conceito de: Mobilidade Urbana Sustentável; Projeto Orla; Estatuto das Cidades. Com a intenção de recuperação, preservação e exploração sustentável do ecossistema local. Buscando a preservação das áreas naturais, a sociabilização do espaço público, incentivo a ocupação do território, otimizando o uso da infra-estrutura.

Trabalhando nas escalas: Conceitual: numa revisão bibliográfica relacionando o Gerenciamento Costeiro e Planejamento Urbano e Regional; A aplicação conceitual na elaboração da proposta; Na escala de ‘Detalhamento’ das propostas: equipamentos e soluções adotadas.

Desenvolvendo uma proposta de integração interbairros: reorganizando parte da malha viária existente; criando novas formas de conexão, priorizando a locomoção por meios não motorizados nas vias internas dos bairros e nas de acesso à praia.

Uma vez que a Macro-região Litorânea da Serra é caracterizada pela ocupação predominantemente residencial (exceto Jacaraípe e Nova Almeida que apresentam um crescente desenvolvimento de atividades ligadas ao comércio e serviço), sendo marcante a descontinuidade da malha urbana e uma estrutura viária voltada aos deslocamentos motorizados. Sendo que os principais eixos viários parecem estar voltados à logística das empresas e indústrias fazendo com que a mobilidade do morador aconteça de forma secundária.