sábado, 25 de abril de 2009


[ PATRIMÔNIO ]

- INTERCESSÃO - intervenção de preservação

Com base no Levantamento Histórico, no Diagnóstico Físico e Sócio-Cultural relativo ao Mercado São Sebastião, percebe-se que a região de Jucutuquara é carente de um espaço público que possa ser considerado LUGAR. Que é todo aquele espaço agradável que convida ao encontro de pessoas ou ao nosso própio encontro. Ele estimula a permanecer e praticar alguma atividade, como descansar, meditar, ler, conversar em grupo, ou simplesmente a admirar o entorno e os elementos da paisagem. Um LUGAR deve sempre ser agradável e proporcionar o conforto. Tanto o Largo como o Mercado, hoje são tido como não-lugares, uma vez que são utilizados como passagem, espaços que servem para ligar e não permanecer, são espaços para serem vistos de fora, como um cenário. A Proposta de Intervenção vem de encontro a necessidade de criar um
espaço onde a população do entrono próximo e da cidade como um todo possa se identificar em alguma forma com passado e o presente.

- implantação -

Dentre os métodos teóricos que caraterizam a conservação/restauração, a Restauração, a Conservação/Consolidação e a Adaptação a novo uso, são as indicadas para compor a Intercessão proposta nop projeto de preservação do Mercado São Sebastião.

A restauração no bem imóvel pode se dar de diversar formas. Restauração é, naturalemnte, o termo mais antigo. Atualmente, caracteriza-se por prepresentar a inteervenção que devolve as caracteristicas originais da obra, preenche e reintegra as lacunas, que recompõe a imagem. A conservação/consolidação caracteriza-se pela inteervenção na matéria de que constitue os edificios para garantir-lhes a integridade física – estrutural e estética. A Adaptação a novo uso, pode ser tida como a reabilitação de espaços preservados. Trata-se da intervenção que busca adaptar os espaços preexistentes para abriar atividades diferentes para as quais foram projetados ou construídos. A intervenção, pela necessidade de atualizar os espaços, deve atentar para a vocação e as limitações dos espaços antigos, para que o novo uso se harmonize com as caracteristicas, e não contibua para a degradação do
edifício.

- conceito de projeto -
Este projeto de Restauração tem como objetivo propor uma intervenção no nível conceitual e físico da utilização tanto do Mercado quanto do Largo formado pelo cruzamento da Avenida Paulino Muller e a Rua Lisandro Nicoletti. Seja pela política de valorização do monumento e seu entorno, garantindo ambiência. Seja por técnicas de conservação, a fim de minimizar a deterioração causadas pelos agentes atmosféricos.

- planta baixa -

O programa original da edificação é baseada na concepção de pátio central com módulos de exposição de mercadorias nas periferias do pentágono. O Pátio, por ser um recinto no interior, descoberto cria um espaço em potencial que possibilite o encontro/permanência . idéia reforçada pelo conceito de Mercado (substantivo masculino) Lugar público (coberto ou ao ar livre) onde negociantes expõem e vendem gêneros alimentícios e artigos de uso rotineiro; que pode ser relacionar diretamente com o conceito de Entreposto (substantivo masculino ) centro de comércio; empório; armazém; que pode ser mesclado gerando um LUGAR que seja o testemunho do passado, criando um ambiente essencial para o equilíbrio e desenvolvimento cultural do homem.

Consistindo em 3 niveis de intervenção:
- O de Restauro na medida em que se propõe a re-configuração dos módulos de mercadorias, com a sua utilização como um dos pontos atrativos.
- A Conservação/consolidação no que se refere a manutenção e recuperação dos ornatos da fachada, do madeiramento que sustenta o telhado interno no pátio central.
- E a Adaptação ao novo uso no pátio posterior onde se propõe uma nova forma de apropriação, com a inserção de um bar(com apoio), varanda com mesas, um deck de madeira, área gramada e com piso semipermeável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário