terça-feira, 20 de outubro de 2009

[ e se os espaços livres estivessem em rede ?! ]

Nos estados do Noroeste do Pacífico as cidades dos Estados Americanos do Oregon e Washington, assim como na província canadense da Colúmbia Britânica existem um movimento de implantação do conceito de Infra-estrutura verde, com criação de paisagens urbanas que mimetizam funções ecológicas e hidrológicas em ambientes naturais.
A administração pública, juntamente com o meio acadêmico, principalmente nas cidades de Portland, Seattle e Vancouver, vem reconhecendo e aproveitando cada vez mais os serviços que a natureza pode realizar.
Com a implantação de redes de espaços livres urbanos (parques, corredores verdes, e espaços naturais preservados), tratados paisagisticamente para desempenhar o papel de estruturas relacionadas ao manejo das águas urbanas, conforto ambiental, biodiversidade, acessibilidade, deixando de ter apenas a função de embelezamento urbano. Formando redes que seguem os princípios da ecologia da paisagem e do planejamento de bacias (CORMIER; PELLEGRINO, 2008).

Infra-estrutura verde é uma rede de espaços livres, que conservam valores e funções dos ecossistemas naturais, além de proporcionar benefícios associados às populações humanas
(BENEDICT; McMAHON, 2001).

Desta foram a infra-estrutura verde representa, segundo Benedict, Allen e McMahon (2004) a próxima geração de conservação ambiental, porque liga a conservação da terra em beneficio das pessoas, num quadro de planejamento, buscando conservação e desenvolvimento. Pois forja uma importante ligação entre a conservação dos solos e utilização das terras. Diferentemente das abordagens mais convencionais de conservação, a infra-estrutura verde procura planejar estratégias de utilização dos solos e conservação dos terrenos, e ao fazê-lo proporciona um quadro que reúne interesses públicos, privados visando uma conservação estratégica.
Referências...
PELLEGRINO, Paulo Renato Mesquita, at all. Rios e Paisagens Urbanas em cidades brasileiras. Lúcia Maria Sá Antunes Costa (org.). Rio de Janeiro: Viana & Mosley: Ed. PROURB, 2006.
BENEDICT, Mark; ALLEN, Will; McMAHON, Edward. Advancing strategic conservation in the commonwealth of Virginia. The Conservation Fund, Center for Conservation and Development, 2004. Disponível dia 04.06.2009 às 10h30min, no link: http://www.conservationfund.org/sites/default/files/vascopingstudy.pdf
BENEDICT, Mark; McMAHON, Edward. Green Infrastructure: Smart Conservation for the 21st Century. The Conservation Fund. SPRAWL WATCH CLEARINGHOUSE MONOGRAPH SERIES. 2001. Disponível dia 04.06.2009 às 10h25min, no link: http://www.conservationfund.org/sites/default/files/GI_SC21C.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário